navegar pelo menu
outubro 31, 2015

[Resenha] [Parceria] Edições Contíguo - Crie sua Redação


Todo livro nasce de um sonho. E muitos sonhos se realizam a partir do trabalho em conjunto, da colaboração. E foi a quatro mãos que os designers pernambucanos Henrique Lira e Suellen Silva lançaram o Crie sua Redação, um livro interativo que se destaca no segmento por suas atividades educativas, perfeitas para alunos em idade escolar, especialmente vestibulandos. Por ser também uma obra que estimula a criação textual a partir de atividades lúdicas de escrita e desenho, certamente este livro será também uma grande diversão e aprendizado para todas as idades!


O livro tem esse formato de caderninho, como se fosse pensado para caber em qualquer bolsa, pronto para receber nossa escrita a qualquer momento. O papel tem uma boa gramatura e é do tipo pólen (aquele de cor 'amareladinha'), portanto, pode usar caneta, cola, tinta que o livro está preparado para intervenções artísticas em suas páginas. :)

Logo no início os autores apresentam a Redação como sendo o processo de escrever um texto. E por ser a escrita um processo, é necessário que entendamos suas etapas e dediquemos ao texto todo um planejamento. Afinal, escrever por impulso é importante para gerar ideias e até criar uma obra literária, mas para a Redação da escola e dos concursos é necessário que o leitor encontre a harmonia e o objetivo de nossas ideias.

O uso do rascunho, a atenção ao tema, o cuidado com a pontuação e a grafia são algumas das dicas para este início de Redação. E cada uma das dicas é apresentada em um par de páginas, como se em um fichamento onde grifamos o que não é para ser esquecido e ainda adicionamos comentários. O livro é generosamente bem diagramado, então cabem anotações de todo tipo. Eu que adoro um post-it certamente usarei um monte deles no livro :)


E como a proposta é a de criarmos uma redação, os autores conseguiram um equilíbrio entre as atividades específicas para o apefeiçoamento do texto e os momentos de texto livre, onde podemos criar um autorretrato e iniciar uma coleção de poemas, por exemplo. Crie sua Redação não é então um manual, mas um livro interativo mesmo. :)


Apoie o trabalho de jovens autores e também o de editoras jovens, como a Contíguo, que apostam na colaboração e na livre iniciativa para a realização de seus sonhos e os de seus autores parceiros. Abaixo, todas as redes da Editora. Sigam todas! <3 :)




Quem somos

Somos pessoas. Somos o outro. Somos você.
Somos um grupo. Somos o todo. Somos um só.
Somos jovens. Estudantes. Empreendedores. 
Somos aventureiros. Corajosos. Esperançosos.
Somos ideias. Envolvimento. Movimento.
Somos uma empresa. Criadora e criativa. Inovadora e nova.

A grande verdade é que somos sonhadores.


O que queremos

A palavra Contíguo vem do Latim e significa "aquilo que está ao lado de". Nosso principal objetivo é esse: estar ao lado das pessoas. 
Somos, acima de tudo, uma equipe. E como equipe, acreditamos na importância equânime de todas as partes para a construção do todo. 
Não trabalhamos para pessoas; trabalhamos com pessoas. Desejamos que cada parceiro, instituição ou cliente que trabalhe conosco se sinta satisfeito, contemplado, representado e feliz com os resultados alcançados. 


O que fazemos

Como sonhadores, sonhamos.
Como bons sonhadores, realizamos os sonhos.
Como empresa, facilitamos o caminho entre pessoas e seus sonhos, através

- Da assessoria e consultoria relativas à questões editoriais, desde o processo criativo até a materialização do trabalho;
- Do desenvolvimento de ferramentas que potencializem o protagonismo do indivíduo nos processo de ensino-aprendizagem;
- Da elaboração/produção de ações, projetos e eventos literários, culturais e educativos.


Porque fazemos

Fazemos tudo porque acreditamos.
Acreditamos no poder que a Educação tem de transformar, melhorar, ampliar, abrir portas, fazer crescer e libertar. 
Acreditamos também que os processos que compõem a Educação não acontecem apenas nos ambientes formais e institucionalizados; educar não se limita à relação professor-aluno, muito menos ao espaço da escola.
Acreditamos que a leitura, a escrita, as artes e a internet são instrumentos fundamentais para o acesso à informação e a construção do conhecimento. 
Acreditamos na importância de contribuir para a formação de cidadãos críticos, empoderados e participativos.
Acreditamos na força do trabalho em equipe.
Acreditamos num mundo melhor.

Por mais que o trabalho nesse campo às vezes pareça um grito no vazio, também acreditamos que é no vazio onde o grito ecoa mais forte e alcança longas distâncias.


Como fazemos

Fazemos acreditando.E a nossa crença é a de que 
O melhor caminho é a criatividade;
O melhor espírito é a coletividade;
O melhor intuito é a solidariedade.

4 comentários:

  1. Hey, Rebeca, adorei a dica. Achei o livro interessante. É uma maneira divertida de ensinar redação ;) Professores criativos podem usar em sala de aula.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de livro! Não conhecia...

    Vontade de conhecer uma criança para presentear <3

    ResponderExcluir
  3. Rebeca que livro incrível, já quero em minha estante! ! Queria que ele tivesse sido lançado quando.eu estava aprendendo a redigir textos. Eu tinha tanta dificuldade! Amei muito , vou comprar, pois adoro livros interativos!

    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei este livro! Mais um para minha lista de desejados, haha. Beijos!

    Duas Livreiras

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial