sábado, 26 de dezembro de 2015

Retrospectiva Literária 2015

Dezembro, mês de panetones, início do verão (snif) e férias do trabalho. E como daqui a duas semanas o ano acaba, nada melhor que um 'inventário' de leituras do ano. Confesso que nem me preocupei muito com 'metas de leitura' ou 'metas de leitura de lançamentos'; talvez no ano que vem eu fique mais atenta às novidades de um número maior de editoras e títulos mas, em 2015, priorizei mesmo a leitura de autores que eu sempre tive vontade de conhecer, independente de serem também histórias lançadas há um ou dois anos. Então, nesta Retrospectiva Literária, encontraremos as seguintes listas: as leituras perfeitas do ano + os livros acumulados + as histórias que curti até a parte em que o autor resolve matar alguém rs + os livros que não combinam comigo. Não incluí nas listas os títulos de temática off-literatura, como Administração, Finanças, Economia, Política (de repente no ano que vem algum livro desses até apareça aqui, não sei ainda) e claro, livros interativos e passatempos afins. Também é provável que eu já tenha resenhado outros livros não presentes aqui nas listas por motivos de: esqueci. É a idade, gente. Relevem :D


1) Melhores livros de 2015
(lista em ordem cronológica de leitura)

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky
O Lado Bom da Vida - Matthew Quick
O Teorema Katherine - John Green
A Culpa é das Estrelas - John Green
Anexos - Rainbow Rowell
Fangirl - Rainbow Rowell
Nós - Davis Nicholls
A Sorte do Agora - Matthew Quick
Sorta Like a Rockstar / Quase uma Rockstar - Matthew Quick
Cartas de Amor aos Mortos - Ava Delaira
O Projeto Rosie - Graeme Simsion
Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde
Surpreendente! - Maurício Gomyde
Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick
Fascinada por você - A. C. Meyer
A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde
O Leitor do Trem das 6h27 - Jean-Paul Didierlaurent
O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde
Eleanor & Park -  Rainbow Rowell
The Sky is Everywhere - Jandy Nelson
A Seleção - Kiera Cass
Auggie e Eu - R. J.. Palacio


2) Livros quase perfeitos
(isto é, cujo final me deixou desolada e com vontade de mandar uma carta pro autor pedindo pra rolar um desfecho alternativo)

Um Dia - David Nicholls
Quem é você, Alasca? - John Green
All the Bright Places - Jennifer Niven
Resposta Certa - David Nicholls
O Substituto - David Nicholls



3) Livros para começar 2016 já no pique das boas histórias
Os outros títulos do Box do Maurício Gomyde: O mundo de vidro; Dias melhores para sempre 
O Miniaturista - Jessie Burton
Os dois primeiros livros de A.C. Meyer, Louca por você e Apaixonada por você
A menina que roubava livros - Markus Zusak


4) Li até a metade pois outros 37034589 favoritos passaram na frente

A Arte de Viajar - Alain de Botton
O Manuscrito - Chris Pavone
Toda luz que não podemos ver - Anthony Doerr
A verdade sobre o caso Harry Quebert - Jöel Dicker
Escuridão Total sem Estrelas - Stephen King


5) Livros que não combinam comigo
(aliás, alguém gostaria de algum desses títulos? Vamos fazer uma troquinha? rs)

Feitiço da Sombra - Nora Roberts  
Melancia - Marian Keyes
Fala sério, amiga - Thalita Rebouças 
O Lado Feio do Amor - Colleen Hoover 
O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert
Comprometida -  Elizabeth Gilbert


Bom, por enquanto é só :) E que venha 2016!!! Com boas promoções, muitos lançamentos, ótimas indicações e também presentinhos <3

9 comentários on "Retrospectiva Literária 2015"
  1. Retrospectivas Literárias são tão bacanas, adoro revisitar os livros lidos e ver se mantenho a mesma opinião da época da leitura sobre algumas histórias (é, eu posso gostar em um momento e detestar em outro kkk). De todas as suas leituras e opiniões, duas me surpreendem. Primeiro, acho que você é uma das poucas pessoas, assim como eu, que gostaram de O Teorema Katherine do John Green, a grande maioria detestou e fico feliz por isso, acho um dos melhores livros que já li sobre o tema. E segundo, não creio que Liz Gilbert não combina com você? Como assim? Huahuuhahu (a louca), Comprometida eu entendo não gostar, porque de fato é meio chatinho, mas eu simplesmente amei Comer, Rezar, Amar, tudo que eu queria quando li era pegar minha mochila e viajar o mundo rsrs. Mas, gosto é peculiaridade, e gosto da sua honestidade.
    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Rainha Rainbow Rowell arrasou na sua lista hein?! hahahaha Depois de conhecer as lindezas que são os livros da Rainbow nossa vida nunca mais é mesma!
    E foi um ano cheio de livros legais! Tomara que 2016 seja cheio de livros legais também, e muito amor e coisa boa pra ti!

    Um beijo,
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que diva essa sua lista de leituras :)
    Ai, eu tenho lançamentos bem atrasados :( Quero mudar isso aê no ano que vem.
    Em 2016 dará apenas eu fazendo resenha leitura de livro "velho" hahahaha
    ah, mas tô nem aí :D

    ResponderExcluir
  4. Recebaaaaaaaaaaa! Vou te dizer esse é o melhor post que já li de uma Retrospectiva literária! <3 Muito engraçado, sincero e pessoal! :D Vai ser muita babação e suspeito em dizer que esse é meu bloguinho literário favorito!!! ^^ Ai mulher você lê na velocidade da luz viu! E eu aqui ralando esses últimos dias do ano para terminar de ler o livro e fechar em 12 livros lidos em 2015 (tipo, cumprindo a meta com muito sacrifício na reta final, mas queria ter lido bem mais!) rs! Vou ler mais posts!!! <3 Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Recebaaaaaaaaaaa! Vou te dizer esse é o melhor post que já li de uma Retrospectiva literária! <3 Muito engraçado, sincero e pessoal! :D Vai ser muita babação e suspeito em dizer que esse é meu bloguinho literário favorito!!! ^^ Ai mulher você lê na velocidade da luz viu! E eu aqui ralando esses últimos dias do ano para terminar de ler o livro e fechar em 12 livros lidos em 2015 (tipo, cumprindo a meta com muito sacrifício na reta final, mas queria ter lido bem mais!) rs! Vou ler mais posts!!! <3 Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, os comentários de vocês são ótimos, me divirto!!! <3 rs

    Regiane, tenho que confessar que os livros da Liz ficaram pela metade, deveria tê-los repetido ali na categoria do Stephen King rs. Mas você tem razão, é uma leitura que com certeza nos ensina 'alguma coisa', até porque nesta 'fase' da vida conseguimos nos posicionar de forma mais objetiva/analítica sobre diversos assuntos da... fase rs, e a Liz é bem boa nisso. Mas, enquanto Literatura, não sei, alguma coisa me incomoda... daí, só nos resta a 'blasfêmia': prefiro o filme :D hehe

    Rainha Rainbow rsrs, gurias, me diverto com as histórias dela! Mesmo não considerando Anexos e Fangirl como "livros da vida" (Eleanor & Park eu já considero rs), são livros que cumprem o seu propósito; não dá pra esperar mais além do que oferecem, e é isso mesmo. Funcionam :) (e eu ainda to rindo com o 'Rainha' rs)

    Edvâniaaaaaaaaa! rs :D Olha, quanto a ler na velocidade da luz rs, preciso confessar: como o trânsito aqui nos trópicos cariocas segue na velocidade da tartaruga, então, é muito provável que em 2016 eu leia o dobro de livros enquanto estiver no ônibus :D Esse é o segredo ;)

    ResponderExcluir
  7. Quando li "Um dia" fui avisada que fortes emoções me aguardavam... O final também me deixou de coração partido!

    Assim como você, não curti "Melancia". Lembro que a capa me deixava super curiosa, mas a leitura foi bem decepcionante.

    Muitas boas leituras pra você em 2016! :D

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. O meu amor por você já começa quando leio coisas sobre Maurício Gomyde, David Nicholls e continua quando percebo que você leu um dos melhores livros que já li na vida, The Sky is Everywhere. Ele esfria um pouco quando você fala de um UM DIA, mas OK. Fica aquela coisa de balança equilibrada(rs.). Estou louco pra ler O Miniaturista e preciso dizer que você DEVE LER 'EU TE DAREI O SOL' (I'LL GIVE YOU THE SUN)' NA LÍNGUA QUE QUISER.

    Bjux.
    Di, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Rebs, tudo bem?
    Adorei a sua retrospectiva, mas acho que não conseguiria fazer a minha haha

    Indo por partes:
    Dos melhores de 2015, já li muitos (alguns no ano passado) mas o Fascinada Por você definitivamente ganhou o meu core ♥ Leia os dois primeiros sim, tenho certeza de que vai gostar... Ah e agora em 2016 sai o 4º e último da série!
    Dos quase perfeitos só li QÉVA? e para mim é o melhor de Jhon Green que eu li.
    Em Livros para começar 2016 já no pique das boas histórias: Não li nenhum do Gomyde, mas está na minha lista! A Menina Que Roubava Livros me arrancou lágrimas...
    Dos "Li até a metade pois outros 37034589 favoritos passaram na frente" ainda não li nenhum, e em Livros que não combinam comigo li Melancia (com muuuuuito custo) e só fui gostar praticamente no último capítulo haha

    Amei sua retrospectiva flor ♥

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir