sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Advogado Rebelde - John Grisham | Editora Rocco


O espetáculo da acusação, a solidão de toda defesa. Em sua profissão, Sebastian Rudd já esteve em todos os lados da corte: do triunfal discurso diante de um júri a algumas noites na prisão por desacato a autoridade. Esta ousadia é característica dos personagens de John Grisham, há décadas considerado um autor-referência no gênero thriller jurídico. Com mais de trinta obras publicadas, além de inúmeras adaptações para o cinema, como A Firma (1993), O Dossiê Pelicano (1993) e O Cliente (1994), suas histórias retratam a passividade e a inquietude do ser humano diante da injustiça, e igualmente colocam em xeque tudo que consideramos justo, ético e legítimo.

Em O Advogado Rebelde, Sebastian Rudd descreve seus casos de forma minuciosa, compartilhando com o leitor as ações, estratégias e desenganos de seu cotidiano. Ao longo de seis episódios, nos tornamos "testemunhas" de seus casos criminais, assim como de seus poucos relacionamentos pessoais. Afinal, para sobreviver nesta carreira, é preciso confiar em pouca gente e, principalmente, saber lidar com constantes períodos de desamparo e incertezas.

"Ultimamente, tenho dormido em quartos baratos de motéis que mudam toda semana. Não estou tentando economizar dinheiro; só estou tentando me manter vivo. (...) Eles nao dizem na Faculdade de Direito que um dia você pode se ver defendendo uma pessoa acusada de um crime tão hediondo que cidadãos normalmente pacatos sentem-se impelidos a pegar em armas e ameaçar matar o acusado, seu advogado e até o juiz."

John Grisham é um autor de muitos detalhes e cenas, e de um apelo realmente cinematográfico, de modo que o leitor realmente se sente motivado a acompanhar Rudd em sua jornada rebelde. E ainda que Rudd seja um personagem severo e intenso, em diversas ocasiões entraremos em contato com seu lado humanitário, especialmente quando diante de falsas acusações que o motivam a prosseguir na defesa dos casos em que está envolvido. Rudd é, acima de tudo, um cara comum, e em conformidade com as demandas de sua profissão e vida.

Ao leitor, fica a dica: ainda que a "advocacia literária" não seja um gênero comum em sua wishlist, sempre vale a experiência de se pensar acerca de conceitos como moralidade e justiça, especialmente em tempos onde tudo está sujeito à corrupção e toda essência e valor se tornam perecíveis. 



Editora Rocco

Um advogado que não joga pelas regras e defende a escória da sociedade.  Sebastian Rudd não está nem aí para o que os outros pensam. Para ele, qualquer pessoa merece um julgamento justo, ainda que, para isso, seja necessário burlar certas leis.

O advogado rebelde é mais novo sucesso de John Grisham, o consagrado autor de clássicos do thriller jurídico como A firma, Tempo de matar, O homem que fazia chover e tantos outros. Neste novo livro, Grisham volta aos tribunais com um dos seus personagens mais cativantes, o indomável Sebastian Rudd.

Rudd não é o típico advogado que trabalha para uma grande firma e usa gravatas e ternos de alfaiates renomados. Ele é fã de MMA e empresário de lutador, viciado em sinuca e golfe. Seu escritório é uma van preparada com wi-fi, poltronas de couro, compartimento secreto para arma e um sortido bar, e seu motorista anda fortemente armado.

Sem associados, sem assistentes, somente com a ajuda de Partner, seu motorista, guarda-costas, caddy e às vezes baby-sitter, Rudd defende pessoas que os outros advogados preferem manter distância: um garoto acusado de abusar e assassinar duas meninas pequenas de uma cidadezinha próxima, um rei do crime no corredor da morte e um aposentado preso por atirar em um oficial da Swat que invadiu sua casa em uma desastrada operação policial.

Às voltas com uma ex-mulher que faz de tudo para evitar que veja seu filho e o julgamento de seu promissor lutador de MMA que atacou um juiz, Rudd ainda tem que lidar com policiais corruptos e um misterioso foragido da justiça que diz ter pistas sobre o desaparecimento da filha do chefe de policia.

Com seu imenso talento, Grisham conduz o leitor pela conturbada vida de Rudd e seus vários casos, imprimindo um ritmo crescente em um livro repleto de surpresas. O advogado rebelde é mais um prova de que John Grisham é um dos maiores nomes do thriller jurídico de todos os tempos.

Be First to Post Comment !
Postar um comentário