Uma semana e(m) um dia #20

by - 18:02:00

No post de hoje, Bruno, Rafa, Rebeca e Regiane compartilham dicas de filmes, música e livros.


Bruno

Não sou cinéfilo. Meu interesse por cinema não é inexistente, mas muito seletivo, entretanto, venho aqui no post de hoje mais do que falar sobre o filme que assisti essa semana, e sim falar sobre como um filme pode expandir nossa compreensão acerca de livros que tenhamos lido, mesmo quando o filme não é bom. Vou exemplificar:

Um dos meus livros favoritos é Heart of Darkness (Coração das Trevas) de Joseph Conrad, e o filme mais famoso adaptado desta obra é o excelente Apocalypse Now, de Francis Ford Copolla, um clássico que soube captar muito bem os aspectos psicológicos do livro, entretanto, com roteiro e cenários que em nada parecem o do livro. Graças a um amigo, descobri também que existia um filme que (teoricamente) era mais fiel ao livro desde o título: Heart of Darkness, de 1993 do diretor Nicolas Roeg, um filme exclusivo para Tv. Bem, não vou falar que o filme é muito bom, eu diria que ele é no máximo competente, porém, mesmo um filme que não surpreenda pela qualidade trouxe pontos interessantes para quem já leu o livro, afinal, estamos recebendo toda uma nova perspectiva (do diretor) sobre algo que gostamos (o livro), não só pela questão visual, mas os dialógos, o enfoque, os detalhes adicionados e removidos etc que podem complementar a interpretação sobre a leitura prévia. Acredito que muita gente faça isso, e recomendo que continuem; após ler seu livro favorito, vá dar uma olhada se existe uma versão em filme, nem que seja pra assistir com intuito de reclamar depois.


Rafa

Minha leitura atual O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, do autor Ransom Riggs, publicado pela Intrínseca. Estou cada vez mais apaixonada por esse livro, a história é mágica, envolvente e cheia de aventuras e perigos. Como sabem, esse livro virou o filme O lar das crianças peculiares, de Tim Burton, então, se você viu o filme, já sabe que o livro é melhor ainda!! Essa é uma ótima dica para essa semana, embarcar no passado e enfrentar os perigos no presente. Bom fim de semana e até a próxima!!

Sinopse: Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível... Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real.

Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: "Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho." Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos.

Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.



Rebeca

Não é a primeira vez que compartilho minha admiração por Humberto Gessinger e pelo legado e contribuição da banda Engenheiros do Hawaii para a história do rock brasileiro. Gosto demais das composições e letras do Humberto, assim como de sua voz, que felizmente mantém seu vigor, mesmo após 30 anos de carreira. Assistir a um show assim histórico foi como uma silenciosa realização, onde a nostalgia das canções que eu desde sempre ouvi se conectavam com minha apreciação de hoje, já adulta, e com inúmeras memórias e sentidos adicionados às letras que antes eu cantava apenas por sua melodia. A foto acima foi tirada a alguns bons metros de distância do palco (não consegui chegar tão cedo pra ficar pertinho do palco, snif) e mostra o formato atual dos shows do Gessinger, que continua tocando baixo e guitarra e gaita e até sanfona em suas apresentações, acompanhado pelo baterista Rafa Bisogno e o guitarrista Nando Peters (com o perdão do comentário, mas que guitarrista fraco ao vivo! Realmente não sei como o Humberto o convidou para os shows). Quanto ao repertório do show, o destaque foi para um dos discos mais conhecidos dos Engenheiros, A Revolta dos Dandis, de 1987, e também incluiu canções de diversos momentos da carreira do Humberto, como Eu que não amo você, Faz parte, Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones... Nostalgia pura! <3 Enfim, espero ter a oportunidade de assistir mais um show do Humberto, e que dessa vez não demore 30 anos pra que isso aconteça rs.


Regiane

Amizade é uma coisa tão maravilhosa que sempre nos acolhe e conforta nos momentos certos, ainda que não se saiba o bem que está sendo feito ao enviar um singelo pacote pelos correios, com um presentinho de aniversário que chegou uma semana depois, mas na hora mais necessária!!!

Dentro desse pacote veio uma ecobag (tipo, eu nunca disse isso aqui, mas eu amo ecobags, tenho várias!!!!) da Rocco com a capa de The Crave, novo sucesso de Verônica Roth, os livros Dartana (do querido André Vianco, mestre do terror e sobrenatural nacional!!!!), publicado pelo selo Fábrica 231 da Rocco e Branco como a Neve de Salla Simukka (parece um suspense de vampiros com essa capa, certo? Mas só parece!!!!) publicado pela Novo Conceito e ambos terão resenhas aqui em breve ;)

Também veio um livro lindo de um autor nacional, Daniel Duarte, que é o criador do Ig Siga os Balões que é cheio de mensagens fofas e inspiradoras, e acaba de lançar o livro baseado em suas postagens!!!! E claro que pra completar a alegria do meu coraçãozinho, não podia faltar mimos de papelaria né? Uma paixão em comum com a amiga que me enviou tudo isso <3 tem adesivos, post-it e um caderninho exclusivo e personalizado!!!

Só quero dizer, muito obrigada Reb pelo carinho e pela amizade nesse tempo em que nos conhecemos, e por abrir espaço aqui no blog para meus devaneios, leituras, opiniões críticas e discussões sobre tudo e sobre nada. Fazer parte da equipe Papel Papel foi uma das melhores coisas que me aconteceram nos últimos tempos e todos os dias eu agradeço a Papai do Céu pela sua vida!!! <3

Boa semana e boas vibrações galera! E lembrem-se de agradecer pelas verdadeiras amizades que a vida nos traz! Beijinhos!!!

You May Also Like

0 comentários

Visitas