Melhor e Mais Rápido - Jeremy Gutsche | Editora Rocco

domingo, 23 de abril de 2017


"Se você levar apenas uma mensagem deste livro, espero que seja a de que a única certeza real na vida é a mudança."

O que há de comum entre uma boa história, um saboroso vinho e um caríssimo smartphone? Pesquisa, muita pesquisa. Afinal, para obtermos êxito - e quem sabe longevidade - em nossos projetos, é preciso conhecer as características e demandas de nosso público, e claro, do mercado, para assim desenvolvermos produtos, serviços e experiências satisfatórias para todo aquele que se identificar com nossas criações.

Chamamos trendhunter ("caçador de tendências") o profissional que se utiliza do conhecimento de áreas como a antropologia do consumo, a sociologia, o marketing e muitas outras para construir e entender o seu público, e com isso ajudar empreendedores no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Jeremy Gutsche é um profissional considerado um dos pioneiros neste segmento, e seu livro Melhor e Mais Rápido tem como objetivo ajudar o leitor a colocar em prática seus projetos e a encontrar no exemplo de empresas inovadoras aquela força necessária para gerar ideias e estimular o seu potencial criativo.

Mas por que deveríamos conhecer uma obra técnica que fala de pesquisa, inovação e mercado? Primeiro, porque "todo mundo cultiva" (p.17), e esta metáfora "agrícola" é apresentada no livro para demonstrar que diariamente o ser humano estabelece relações e negócios, e cria raízes, e tenta a todo custo proteger aquilo que foi conquistado. Tendo em vista esta necessidade de estabilidade e equilíbrio, o livro de Jeremy Gutsche nos diz que, em um mundo bombardeado por informações incessantes e transformações contínuas, é preciso também cultivar um "espírito de caçador" em nossa personalidade e cotidiano, para que assim possamos entender as mudanças ao nosso redor e a criar oportunidades de uma melhor sobrevivência e crescimento.  


O livro é dividido em três partes: Desperte, Cace e Capture, e ainda possui um apêndice com estudos de caso ("Como abrir um restaurante em trinta dias" e "Como educar o mundo") e desafios para o leitor-empreendedor.

"Se você quer encontrar uma ótima ideia que pode revolucionar sua carreira ou o seu negócio - e talvez até mudar sua vida -, despertar seu caçador interior é um bom começo. Mas como encontrar oportunidades melhores com mais rapidez? Como você pode ser regularmente mais inteligente, mais adaptável e mais hábil do que seus concorrentes? Para vencer, você precisa saber onde caçar e onde alavancar o impulso do seu ambiente." (p. 61)

Esta citação aparece no início do capítulo quatro, onde Jeremy apresenta os Seis padrões de oportunidade, que consistem em um conjunto de conceitos, tais como convergência, divergência, ciclicidade, redireção, redução e aceleração, que, ao serem identificados, permitirão que empreendedores e indústrias de todos os setores possam entender "como ideias de negócios vitoriosas são criadas" (p. 64), e, consequentemente, ter em mente os fatores que nos tornarão um "melhor inovador, tomador de decisões e até investidor".

Para o leitor, fica o desafio de descobrir como ser "melhor e mais rápido" em seus projetos, assim como o de encontrar estratégias para não ser "esmagado" pelas transformações de nosso cotidiano. Como realizar tudo isso? Um bom começo é aprender com os erros e acertos daqueles que nos antecederam e, quem sabe, ter este livro como uma boa referência e companhia.



Jeremy Gutsche

A velocidade das transformações no mundo dos negócios parece crescer de forma exponencial. Gigantes como Kodak e Lehman Brothers foram atropelados pela inovação, ou pela falta dela. Novas corporações como Netflix e Uber alteram o consumo de mercados tradicionais a partir de suas plataformas online. No meio de um redemoinho de incertezas, Jeremy Gutsche encontrou sua bússola caçando tendências e as utilizando como um caminho para as oportunidades de bons negócios. Criador do site TrendHunter, a maior comunidade do mundo sobre inovação, Gutshe agora compartilha sua experiência no livro Melhor e mais rápido – O caminho inovador para ideias imbatíveis, registro que é fruto do seu trabalho com mais de 300 marcas e das discussões no site que contabiliza 60 milhões de visitas por mês.

Abordando tanto casos de sucesso, como os da Zara e da autora de Harry Potter, J.K. Rowlling, quanto os de estagnação, como os das empresas Blockbuster e Blackberry, Gutsche indica ao leitor a análise dos padrões que estão na estrutura das ideias que conquistam mercados e renovam marcas. Histórias deliciosas como a Microsoft engolindo as enciclopédias da Britannica com seus CD-ROMs para depois ser devorada pela Wikipedia são parábolas de orientação sobre a inovação como forma de sobrevivência de carreiras e produtos. Os casos são apresentados com rigor nos detalhes que diferenciam trajetórias bem-sucedidas, tornando o livro um guia instigante, não só para quem busca inovação, mas também para os que procuram aperfeiçoamento constante em suas carreiras ou empreendimentos. 

O próprio percurso profissional de Jeremy é emblemático em relação aos casos apresentados no livro quando o assunto é perseguir uma boa ideia. Depois de ter experimentado o sucesso como empreendedor na faculdade e o fracasso como investidor de seu próprio dinheiro, o autor abandonou uma ascendente carreira em um grande banco para tocar seu projeto de website. A aposta deu certo. Dois bilhões de visualizações e centenas de clientes depois, ele conta no livro como criou uma enorme e valiosa rede de influenciadores digitais e desenvolveu um método comprovado para identificar ideias melhores com mais rapidez.

Os seis padrões de oportunidade burilados por Jeremy Gutsche e a comunidade do TrendHunter mostram como avaliar as chances de uma iniciativa florescer, apontam segredos para buscar oportunidades na esteira de outros projetos de sucesso (um caso simbólico nesse sentido são grandes ideias como Twitter, Instagram e Snapchat, que nasceram a partir do êxito do Facebook) e indicam de forma didática como aperfeiçoar o faro para bons negócios, tomando sempre como referência a inovação constante. Conhecer um pouco mais sobre o trabalho e a visão de Gutsche é uma boa chance de entender melhor o atual momento dos negócios em rede e de refletir sobre o padrão que existe nas oportunidades que surgem diariamente.

Mais sobre o autor:

2 comentários on "Melhor e Mais Rápido - Jeremy Gutsche | Editora Rocco"
  1. Que interessante! Cada dia mais me interesso por livros de empreendedorismo e motivacional, para me ajudarem a trilhar minha vida.
    Este livro é o primeiro que vejo seguindo outra linha do empreendedorismo, tipo um passo a passo, pelo que peguei do que escreveu. Xd Anotei e vou lee futuramente. Xd

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana! É bem isso mesmo, o livro segue um passo a passo, e sempre com exemplos (de acertos e erros) de diversas empresas e profissionais criativos. Espero que goste da leitura também :)
      Obrigada pela visita!
      Bjs,
      Rebeca

      Excluir

Auto Post Signature