TAG: Criando hábitos de leitura | Qual a sua rotina?

janeiro 15, 2018

Como a leitura pode melhorar o nosso dia? É possível criar um hábito de leitura mesmo quando a rotina casa-trabalho-estudo parece ocupar todo o nosso tempo? Como conseguir tempo para ler?

Começar um Blog/Instagram literário pode ser um bom passo para criar e atingir metas de leitura - ou, pelo menos, para compartilhar inspirações e wishlists. Aqui no Papel Papel, tem sido bem positivo o contato com os hábitos de diversos leitores e com as novidades editoriais que surgem a cada semana e mês. Tudo isso acaba sendo uma grande inspiração e faz com que a vontade de conhecer novos títulos só aumente!

Se há um lado negativo nessa interação, no entanto, é o fato de que nem sempre teremos tempo suficiente pra ler o que gostaríamos.

Sim, porque não apenas nossa percepção do tempo muda com o passar dos anos, mas também nossas prioridades e agenda - afinal, como encontrar um momento especial para a leitura quando, por exemplo, todas as etapas da vida adulta acontecem de uma só vez? Ou seja, quando você tem uma casa, um gato, um filho, uma companhia, muito trânsito, muito trabalho, quem sabe um doutorado, e de vez em quando um freela... É complicado, não?).

Afinal, tempo é também sinônimo de prioridade, e a vida diária é repleta de escolhas, principalmente no que diz respeito ao nosso lazer, cultura e entretenimento.

Daí que é preciso falar deste tema com alguma sinceridade para, quem sabe, encontrarmos um incentivo através do incentivo dos amigos. Queria saber de você então, caro leitor: como você consegue organizar seu tempo para se dedicar aos livros?

Afinal, boa parte da vida advém de escolhas, e acho que nossa "culpa literária" seria bem menor se conseguíssemos falar abertamente sobre isso, sobre esta organização do tempo e de como lidar com as metas de leitura, tanto as possíveis como as impossíveis (à primeira vista).

Vamos compartilhar ideias? :)


Sobre hábitos e metas de leitura, eis o depoimento da nossa colunista Mich Fraga:

- Para mim, ano novo é sinônimo de vida nova. E minha grande meta para 2018 é dar vida a livros que estão parados na minha estante esperando há tempos para serem lidos. Eu já tinha a grande maioria desses livros pegando poeira nas minhas prateleiras e, sinceramente, não os li ainda por pura preguiça. Mas eu prometi para mim mesma na passagem do ano que deixaria essa preguiça de lado em 2018 hahaha, e como as promessas não se cumprem sozinhas, cabe a mim fazer o meu melhor.

Eu, como boa indecisa que sou, não consegui escolher quais livros ler primeiro, então resolvi sortear os títulos em vídeo e, assim, descobri junto com vocês quais seriam as minhas leituras. E já adianto que a leitura de janeiro está avançando bem e em breve sairá resenha para vocês.


A Mich já colocou em prática seu plano de leitura para 2018 (aliás, um primeiro plano, já que o ano só está começando e as comprinhas e recebidos também! rs), que inclui 12 leituras que estavam há um tempo paradas nas prateleiras.

E você, também já fez alguma listinha para 2018?

Eu sei que há momentos em que a gente lê e escreve sob pressão, e isso acontece tanto na vida offline como na rotina dos Blogs; no entanto, a gente precisa lembrar de uma coisa: 


A leitura não deveria ser uma atividade estressante em nossa vida. 


Afinal, de que adianta ler uma quantidade enorme livros e não ter uma experiência de leitura de qualidade?

(Em tempo: certamente é de grande inspiração o trabalho de todo mundo que se esforça para superar metas e, com isso, compartilhar muito conteúdo com seus leitores; este post, no entanto, é dedicado pra você que: 1. Está começando a criar uma rotina de leitura; 2. Está reavaliando suas metas pessoais e reorganizando hábitos de leitura).

Ainda sobre o stress, deixo uma citação do autor Christian Barbosa, autor dos livros Mais tempo, Mais dinheiro, em parceria com Gustavo Cerbasi, e Equilíbrio e Resultado, ambos publicados pela Sextante:

Faça diferente – De nada adianta saber que está estressado e continuar insistindo naquilo que está minando sua resistência. É necessário fazer alguma mudança, pode ser na alimentação, no seu estilo de vida ou no trabalho. A regra é óbvia, se você fizer as coisas do mesmo jeito, seu estresse permanecerá. Defina as suas áreas de mudança e comece algo novo. (conheça outros textos do autor)

E já que estamos falando de hábitos, stress e rotina, vamos deixar algumas perguntinhas pra vocês refletirem com a gente. E fiquem à vontade pra trocar ideias aqui nos comentários e lá no Instagram também :)


Criando hábitos de leitura



1. Quando e onde você lê? (exemplos: no ônibus indo para o trabalho; no intervalo entre uma aula e outra na faculdade; quando o bebê dorme e eu consigo um tempo pra mim; etc etc)
2. Você consegue ler mais de um livro simultaneamente?
3. Você faz anotações e resumos?
4. Qual formato de livro você prefere (audiobook, ebook ou livro físico)? Algum desses formatos torna a leitura "mais fácil" pra você?
5. Alguma dica para incentivar quem está com as leituras acumuladas ou estressado com as pendências? 


Por enquanto é só, pessoal! Em breve teremos mais posts assim "reflexivos" por aqui :) Espero que tenham gostado, e que essa prosa possa desmitificar a leitura e torná-la um hábito saudável em nossas vidas.

Até a próxima!
Rebeca C.

Post Comment
Postar um comentário