terça-feira, 26 de abril de 2016

Recebidos de Abril - Editora Record


O primeiro beijo e o primeiro poema (ou carta de amor) são, possivelmente, dois acontecimentos dos mais importantes de nossas vidas. E ainda que a descoberta do corpo e a do texto aconteçam em um cenário pouco ideal, ou, se com muita sorte, sob o melhor dos encantamentos, o que importa é a história que contamos sobre estes mundos: parágrafos de intensa lembrança ou simples indiferença?

Dentre as datas comemorativas dos últimos meses, comemoramos no Brasil o Dia da Poesia, em 14 de março, e o Dia do Beijo, em 13 de abril. Pensando nestes eventos, a Editora Record, através dos selos Verus e José Olympio, destaca entre os seus lançamentos O Primeiro Último Beijo, de Ali Harris, e Toda a Poesia de Augusto dos Anjos, que de alguma forma se aproximam destas celebrações. Aqui no Blog, em breve compartilharemos resenhas, mas por ora uma breve apresentação e sinopse destes lançamentos.






Sinopse: Um dos poetas mais importantes e estudados do país em novo projeto gráfico.

A banalidade, o pessimismo, a morte, o escatológico, a ciência e o cotidiano são as principais matérias-primas para Augusto dos Anjos, autor paraibano que desafiou, de forma corajosa e independente da crítica, os formatos, as convenções e as temáticas tradicionalmente associadas à poesia de então. Contemporânea e ao mesmo tempo retrato de uma época, a obra de Augusto mantém-se questionadora e, portanto, necessária. A presente coletânea, cuja organização e prefácio são de Ferreira Gullar, é de enorme importância histórica e literária. Um verdadeiro presente.

Neste volume estão reunidos cerca de 140 poemas do paraibano Augusto dos Anjos, escritor que figura entre os grandes nomes da literatura brasileira. Os primeiros 58 textos fazem parte da obra Eu, lançada em 1912, quando Augusto dos Anjos ainda era vivo. Os outros poemas nunca chegaram a ser publicados em livro pelo próprio autor e só alcançaram o grande público em compilações póstumas. Esta edição da obra completa do poeta, que chega às lojas pela José Olympio, é enriquecida ainda por um estudo crítico de Ferreira Gullar.


DEBAIXO DO TAMARINDO

No tempo de meu Pai, sob estes galhos,
Como uma vela fúnebre de cera,
Chorei bilhões de vezes com a canseira
De inexorabilíssimos trabalhos!

Hoje, esta árvore, de amplos agasalhos,
Guarda, como uma caixa derradeira,
O passado da Flora Brasileira
E a paleontologia dos Carvalhos!

Quando pararem todos os relógios
De minha vida, e a voz dos necrológios
Gritar nos noticiários que eu morri,

Voltando à pátria da homogeneidade,
Abraçada com a própria Eternidade
A minha sombra há de ficar aqui!





O primeiro último beijo, de Ali Harris

  
Sinopse: Um livro sobre a luta para manter o amor da sua vida, mesmo quando o futuro é incerto.

O primeiro último beijo conta a história de amor de Ryan e Molly, de como eles se encontraram e se perderam diversas vezes ao longo do caminho. Na primeira vez em que eles se beijaram, Molly soube que ficariam juntos para sempre. Seis anos e muitos beijos depois, ela está casada com o homem que ama. Mas hoje Molly percebe quantos beijos desperdiçou, porque o futuro lhes reserva algo que nenhum dos dois poderia prever... Esta história comovente, bem-humorada e profundamente tocante mostra que o amor pode ser enlouquecedor e frustrante, mas também sublime. Na mesma tradição de P.S. Eu te amo e Um dia, O primeiro último beijo vai fazer você suspirar e derramar lágrimas com a mesma intensidade.


O beijo de "e se..."

Existe um breve momento, antes de se render totalmente a um beijo, em que você toma a decisão quase consciente de se deixar levar. Mas e se um dia, nesse exato momento, você perceber que não pode se deixar levar? E ficar desesperadamente presa? É como eu me sinto agora: presa a esse beijo por toda a vida.


Estamos ansiosos para devorar estas leituras! <3 E vocês, já tiveram a oportunidade de ler algum desses autores? :)

Um comentário on "Recebidos de Abril - Editora Record "
  1. Adoreeeei!
    Quero muito ler O primeiro último beijo, porém não queria me acabar de chorar hahaha
    Acho que não vai ter jeito né?!

    Um beijooo <3
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir

Custom Post Signature