Sou fã! E agora? - Frini Georgakopoulos | Editora Seguinte

by - 16:36:00



Se você já teve a oportunidade de participar de algum clube de leitura ou de acompanhar os debates com autores durante as bienais e feiras, certamente já conheceu o trabalho da escritora e jornalista Frini Georgakopoulos, que também compartilha sua paixão pela leitura no Blog Cheiro de Livro e em uma coluna literária na Rádio Roquette Pinto.

Foi num desses encontros na Livraria Saraiva aqui no Rio (conversa com Bianca Briones!) que conheci de perto a carismática Frini, que neste segundo semestre lançou pela Editora Seguinte o livro Sou Fã! E agora?, que poderia, inclusive, ter como título alternativo "Sou fã de Young Adult! E agora?", já que a autora é uma grande entusiasta gênero (e também de Harry Potter. Principalmente!).

E como esta "literatura (para o) jovem" tem ocupado um grande espaço aqui no blog, não poderia deixar de conhecer O Livro da Frini, e claro, compartilhar alguns 'spoilers' com vocês :)

Mas vamos à sinopse primeiro:

SOU FÃ! E AGORA? - Um livro para quem é apaixonado por histórias

"Fã que é fã adora conversar, discutir, interagir. Mas nem sempre temos por perto um amigo tão fanático quanto a gente para desabafar. Foi pensando nisso que Frini Georgakopoulos, uma fã de carteirinha, escreveu este livro: um manual de sobrevivência voltado para quem é apaixonado por livros, filmes, séries de TV…

Com uma linguagem rápida e divertida, Sou fã! E agora? é uma mistura de artigos breves e atividades interativas que convidam a refletir sobre os motivos para curtirmos tanto as histórias, além de ajudar a descobrir o que fazer com todo esse amor: criar seu próprio cosplay, escrever uma fanfic, organizar um evento, começar um blog ou canal e muito mais!"

Dividido em quatro partes, o livro começa com uma reflexão sobre a literatura Young Adult e o fascínio desses textos em seus leitores. Afinal, não importa se você é um jovem de 13 ou 38, a literatura jovem é um "estado de espírito", e em algum momento você se identificará com algum autor ou história, especialmente quando se tratar de algum romance ou angústia próprios de toda juventude.

O livro tem um texto bem coloquial, como se a Frini estivesse realmente batendo um papo com o leitor! E esse é um diferencial não apenas do livro, mas da própria autora, que, nos capítulos finais compartilha diversos episódios de sua vida, tanto como entrevistadora de nossos autores favoritos e também como fã de (Harry Potter e) inúmeras histórias que já transformaram a vida de muita gente.

Uma parte muito bacana do livro é o incentivo a criação de clubes de leitura e eventos literários. Ao compartilhar dicas e roteiros de suas atividades no Clube do Livro da Saraiva, a autora sugere: "busque o que te moveu no livro e traga para o seu contexto, para o contexto de cada leitor. Isso ajuda a refletir sobre o livro e a criar esse hábito sempre que começamos uma nova leitura. Tendo um propósito, um projeto e muito conteúdo, você está pronto para realizar um evento? Quase! Existem mais duas coisas que todos precisam ter na hora de apresentar qualquer evento: credibilidade e respeito". Mas se você acha que não leva muito jeito para organizar eventos (aliás, se quiser algumas dicas de blogueiros que participam de clubes de leitura, recomendo trocar uma ideia e se inspirar com o trabalho da Fernanda, do Maranhão, e do Diego, lá de Salvador), Frini também incentiva o leitor a compartilhar seus pensamentos em um blog ou Youtube ou até em uma fanfiction ou livro: "se você estiver muito inspirado, saia escrevendo! Depois se preocupe em tornar o que escreveu coerente e com um fluxo narrativo legal. Coloque para fora primeiro e depois organize".

Bacana, não é mesmo? Ah, faltou dizer que a cada capítulo o leitor encontra algumas atividades relacionadas a prosa das páginas anteriores; afinal, nada melhor que um livro interativo onde realmente temos a sensação de "conversar" com o autor, principalmente quando todos compartilham do mesmo amor pela literatura.

Então é isso! Vamos colocar na wishlist de início de ano este manual de sobrevivência literário? Com certeza você chegará à última página com vontade de ler muitos young adults, e, quem sabe, escrever o seu próprio livro :)


Eba, um espaço para inúmeros blogs! <3 Aqui no Papel Papel temos uma pequena Biblioteca com links de páginas literárias de todos os tipos! Mas precisamos da sua ajuda pra aumentar essa lista, sempre! Indica um blog pra gente? :)

You May Also Like

0 comentários

Visitas