sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Coleção Melhores Crônicas - Global Editora | Por Regiane Medeiros


A Crônica, por definição, é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, dentre eles jornais, revistas etc., e que tratam de eventos ocorridos no cotidiano da vida do cronista ou de fatos externos observados por ele.

Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica (e muitas das vezes sentimental) dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo, causando identificação e aproximação com quem lê. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica.

Dentre as editoras cujo trabalho acompanhamos, indico a Coleção Melhores Crônicas, da Global Editora, que traz para o leitor de hoje o trabalho de diversos autores consagrados, como Luís Martins, Lima Barreto, Rubem Braga (cujo trabalho comentamos recentemente), Marina Colasanti e Ferreira Gullar. Vale conhecer!


Melhores Crônicas - Luís Martins

Neste ano, quando Luís Martins completaria 110 anos de idade, a Global Editora traz um material riquíssimo do autor que se consagrou como um símbolo da crônica paulistana. O livro Melhores crônicas Luís Martins aparece neste momento de celebração como uma joia no que tange à produção deste escritor que, de 1951 a 1980, contribuiu com sua prosa para o jornal O Estado de S. Paulo, totalizando ao menos 7.000 crônicas, como bem pontua Ana Luisa Martins, sua filha, que assina o prefácio e a seleção desta edição.

As crônicas de Luís Martins, como este livro permite ver, suplantavam o ambiente da cidade de São Paulo, espraiando-se para outras dimensões, tocando com leveza e ironia acontecimentos para além da capital paulistana e os principais dilemas humanos, como é a marca natural dos cronistas de primeira linha. Outro traço das crônicas é a perenidade e relevância dos temas, que o autor aborda com facilidade e agilidade da escrita. A maneira envolvente pela qual Luís Martins comenta desde a visita de algum estrangeiro ao Brasil até detalhes banais de seu cotidiano familiar nos conduz a um universo de empatia que nos indica que não estamos sozinhos em nossos espantos, incertezas e sonhos.


Melhores crônicas - Lima Barreto
Direção : Edla van Steen
Seleção e Prefácio : Beatriz Resende

As crônicas de Lima Barreto, escritas em sua maioria entre 1918 e 1922, revelam a sua revolta e insatisfação com as instituições políticas e sociais. Sem se exaltar, em tom de conversa familiar, ele denuncia aspectos cruéis da sociedade brasileira como o racismo e as injustiças sociais, o que mantém esses textos extremamente atuais.







Melhores crônicas - Rubem Braga
Direção : Edla van Steen
Seleção e Prefácio : Carlos Ribeiro

Coube ao escritor Carlos Ribeiro esta seleção de crônicas de Rubem Braga, considerado um dos maiores cronistas da história do país. Vivendo uma época de transição, Rubem revela tanto seu amor pela natureza e pelos seres vivos quanto sua indignação pelas injustiças sociais, sem esquecer a infância, as amizades e as pequenas grandes coisas da vida.







Melhores crônicas Marina Colasanti
Direção : Edla van Steen
Seleção e Prefácio : Marisa Lajolo

Para selecionar as melhores crônicas de Marina Colasanti para este livro, o critério de Marisa Lajolo foi que fossem todas excelentes. E, de quebra, algumas completamente inéditas em livro. A obra também traz toques especiais de Marina: entre as crônicas aqui reunidas, são muitas as que levam seus leitores para o mundo feminino. Na realidade, para os mundos femininos. Na passagem singular para o plural, a multiplicidade de rostos da mulher contemporânea – a gestação, o parto, o cotidiano da trabalhadora, a tão longamente reprimida sexualidade feminina.

Uma obra de cabeceira, em que o leitor vai se familiarizar com uma artista muito sensível e inteligente, profundamente envolvida pelo mundo que a cerca, comprometida e solidária com as pessoas com que cruza neste nosso planeta. E também solidária com bichos e com plantas, com a água dos mares e com o brilho das estrelas.


Melhores Crônicas - Ferreira Gullar
Direção : Edla van Steen
Seleção e Prefácio : Augusto Sérgio Bastos

Observador atento da vida de cada dia, o cronista Ferreira Gullar não perde nenhum detalhe da comédia humana brasileira: dos fatos políticos que afetam o povo e o país e da exploração econômica, que o deixa irado como um profeta bíblico, aos casos banais, seus preferidos, com os quais, com humor e simpatia, escreve as suas melhores crônicas.
Be First to Post Comment !
Postar um comentário