[Resenha] És fascinação, amor | Sobre o livro "Fascinada por você", de A. C. Meyer

quinta-feira, 5 de novembro de 2015
- Um dia o sonho acaba. Eu to esperando ele acabar.
(Elis Regina)

O que seria da literatura sem as histórias de amor e do romance sem o final feliz? Em Fascinada por você, terceiro volume da série After Dark, a autora A..C.Meyer compartilha os ideais desse amor romântico, de modo quase cinematográfico, onde cada detalhe e gesto contribui para a construção de um encontro perfeito, com toda a possibilidade de um para-sempre de seus personagens. E é preciso hoje certa coragem para falar desse amor de pequenas vitórias e otimista, especialmente quando o ambiente da cultura parece-nos a cada momento desconstruir o coração e a intensidade de seus sentimentos.

Não que não haja afeto; talvez relações menos doces, ou 'desapegadas', e algum menor incentivo às do tipo eu te amo e casa comigo?. Tudo bem, são escolhas. Mas quando toda uma geração de autores compartilha desse 'modo antigo' de falar sobre o amor, é preciso considerar que algum grande público ainda talvez sonhe com a permanência dos encontros. Na literatura e na vida fora dos livros. E é preciso alguma infância para conservar o amor assim.

É preciso também prudência. Porque a expectativa tanto pode ofuscar o presente como fascinar a razão. E o fascínio é uma espécie de limite entre a afeição e o risco.


Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard
(Coldplay)

Nesta sequência literária, A.C.Meyer retoma a história às vésperas do casamento de Danny e Julie, cujo romance, construído nos livros anteriores, será a atmosfera dos primeiros capítulos de Fascinada por você. E nesta atmosfera de união e companheirismo, Rafe e Jenny, então protagonistas da série, e que em um episódio anterior viveram um breve porém intenso amor, repensarão as escolhas do presente, desafiarão o remanescente passado, e juntos compartilharão a esperança de uma nova história.

Neste universo de casais, cada capítulo apresenta o ponto de vista de um personagem distinto - em especial, o de Rafe e Jenny, cujas sensações e expectativas transbordam a cada parágrafo e encontro. O livro segue nesta narrativa ao mesmo tempo dinâmica e pessoal, como se o leitor por vezes estivesse lendo um diário, e em outros momentos na cena junto aos personagens.

Um outro importante ponto de vista para a história será o de George, o melhor amigo e wedding planner de todo o grupo, que reafirma seu companheirismo ao encorajar os sonhos, chorar junto nos momentos de luta, e vibrar a cada realização de seus amigos. E como se em um brinde a este personagem tão gentil, a autora dedica a George uma surpresa que com certeza irá emocionar a todos.

Por falar em surpresa, um inesperado fato também surge na vida de Rafe e Jenny, este quase-casal que por pouco não perde as esperanças de um futuro melhor e feliz. Porque afinal, quando a alma turva, enxergamos sob a luz do fascínio, permitindo que escolhas cotidianas em algum momento irrompam em dores, e com a eventual participação de personagens doentios. Em Fascinada por você, A.C.Meyer nos oferece então esta virada quase cinematográfica, partindo de um diário de realizações para um inventário de indecisões e emoções partidas.

No entanto, para que haja amor, é preciso liberdade, e esta só é possível quando o tempo e o destino se tornam nossos aliados. E quanto a George, Rafe e Jenny, fica a certeza: esta foi a primeira lição que compreenderam.


A. C. Meyer, Fascinada por você. SP: Universo dos Livros, 2015.
4 comentários on "[Resenha] És fascinação, amor | Sobre o livro "Fascinada por você", de A. C. Meyer"
  1. Dos 3 livros, esse é o meu favorito! Está na fila pra resenha rs. Amei, parabéns Rebeca, o blog tá lindo!!! 😘

    ResponderExcluir
  2. O seu texto é muito profundo. A descrição que vocês faz dos livros fica interessante. Te desejo todo sucesso do mundo :)

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Sabe que eu nunca tinha me interessada por esse livro? Mas achei a sua resenha tão linda que agora eu quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Confesso que fiquei com vontade de ler o livro! Já até anotei o nome aqui na minha listinha. Obrigada!

    Beijos.

    www.bocaabocablog.com

    ResponderExcluir

Auto Post Signature