quarta-feira, 3 de maio de 2017

[Novidades das Editoras] Como ter um dia ideal - Caroline Webb | Editora Objetiva


Dentre as newsletters que diariamente recebo, fiquei intrigada com o título Como ter um dia ideal, da autora Caroline Webb, publicado pela Objetiva. Tudo bem que já tenho um gosto por títulos relacionados a comportamento, mindset, organização pessoal e educação financeira (especialmente esta! risos), mas é impossível não ficar interessada em um livro de não-ficção (e também de não-autoajuda) que logo na introdução nos diz: "Como foi o seu dia hoje?". No exemplo da autora, a pergunta surge para apontar nosso automatismo em responder "ah, normal, fui para o trabalho", ou "ah, nada demais, fui para a escola", e, nesta equação entre escolhas (isto é, esta alguma sensação de "dia bom" que surge do controle que temos diante dos acontecimentos) e satisfação (como se a nossa sensação de "bom dia" fosse fruto apenas de acontecimentos não-planejados, do tipo "inesperado" ou "surpresa"), fica impossível não se interessar pela proposta da autora de criar um checklist de nossas atividades cotidianas e, com a leitura de cada capítulo, imaginar qual seria nossa reação imediata a determinado acontecimento, e, principalmente, se haveria alguma coisa a modificar nestas situações.

O livro é dividido em sete partes (Prioridades; Produtividade; Relacionamentos; Pensamento; Influência; Resiliência; Entusiasmo e Energia) e conta com uma introdução a respeito da ciência do comportamento e de como a neurociência pode "desvendar" nossos gestos e respostas cotidianas. No site da autora você pode baixar a primeira parte do livro (em inglês). Importante: como ainda não comprei a tradução da Objetiva, é possível que haja alguma divergência de tradução entre os termos que utilizo neste texto e os apresentados pela Editora, mas, ainda assim, acho que dá pra compreender o sentido da geral da obra :) 

Se você conhece o trabalho da autora ou tem alguma dica de leitura afim, compartilha com a gente nos comentários <3 Toda wishlist é sempre bem vinda!


Como ter um dia ideal
Caroline Webb

Release: "Sabe aquele dia em que você acorda de mau humor, abre o armário e não tem mais pó de café e, antes mesmo de sair de casa, recebe uma mensagem irritante do chefe? Em momentos como esses, nossa tendência é já prever um dia absolutamente ruim, cheio de reuniões desgastantes e improdutivas e de pequenas discussões inúteis com os colegas de trabalho. Isso sem falar no cenário que você antevê para quando chegar em casa… Pode apostar que se você pensar assim, seu dia será péssimo ou com certeza pior do que seria se você o tivesse começado com outra atitude. Caímos com frequência em armadilhas como essa, e as ciências comportamentais, que vivem sua era de ouro, explicam com cada vez mais detalhes os mecanismos utilizados pelo nosso cérebro nessas situações.

Cientistas já elaboraram diversos experimentos que demonstram como distorcemos o que vemos ou ouvimos para que as coisas se adéquem às nossas expectativas. Experimentos mostraram, por exemplo, que quando perguntados que cor tinha a banana que viam numa tela de computador — no caso, a banana era preta e branca — voluntários tendem a vê-la amarelada. O fato de na vida real a fruta banana ser amarela faz com que seus cérebros decidam que essa é a cor dela na imagem.

Agora, imagine como essa armadilha afeta situações de trabalho? Seu dia? Sua vida? Se você pressupõe que seu dia vai ser ruim não tenha dúvidas de que seu cérebro, sem que você tenha consciência, fará de tudo para que ele seja! Ele vai estar sempre buscando evidências que confirmem suas previsões... Antes de começar seu dia, tente assumir uma atitude positiva, imagine seus colegas indo ao encontro de suas expectativas e a falta de café apenas como um pequeno lapso do dia interior.

Para saber mais, leia Como ter um dia ideal, de Caroline Webb."
Be First to Post Comment !
Postar um comentário