terça-feira, 24 de novembro de 2015

[Tag] Sobre Café e Filmes


Um bom café pra começar o dia. Ou um chá, um mate, um Nescau ou um copo de banana com Whey. Mas no imaginário das manhãs e dos filmes tudo começa mesmo com um bom café. E aqui no Blog selecionamos um Top 5 de filmes com cenas onde o coadjuvante é o café e seus dramáticos encontros em cafeterias.



1. Bonequinha de Luxo
(Breakfast at Tiffany's, 1961)
Dirigido por Blake Edwards. Adaptação da obra de Truman Capote.
 

Um filme que amanhece com a imortal cena de Audrey Hepburn diante da vitrine da joalheria Tiffany's junto a um croissant e um copo de café. Pois mesmo que o glamour da noite não permaneça no dia seguinte, importa que os sonhos persistam, e neste filme a personagem de Audrey (Holly Golightly) continuará em sua busca por conforto e uma boa vida, e quem sabe até um verdadeiro amor.




2. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
(Amélie, 2001)
Um filme de Jean-Pierre Jeunet

  
Um amor que surge entre olhares e xícaras de café. E intuições. Porque para amar é preciso estar vulnerável, disposto aos sinais do mundo. E aos poucos Amélie conseguirá decifrar os mistérios de tudo isso.




3. Brilho eterno de uma mente sem lembranças 
(Eternal sunshine on the spotless mind, 2003)
Dirigido por Michel Gondry



Neste filme o café ocupa um papel bem secundário na trama, mas em alguns momentos Clementine (Kate Winslet) e Joel (Jim Carrey) encontram-se em um interlúdio de sentimentos, e o café talvez represente bem este intervalo.

Uma das cenas mais lembradas é a da conversa no restaurante, quando Clementine observa que a falência de um relacionamento pode ser percebida nos casais que saem para jantar e mal se olham e tampouco conversam.



4. 500 dias com ela 
(500 days with Summer, 2009)
Dirigido por Marc Webb



Uma cena típica: Tom (Joseph-Gordon Lewitt), o mocinho tímido e indie, se apaixona por Summer (Zooey Deschanel), a mocinha independente que não deseja ter um relacionamento sério tão cedo. Confesso que este não é um de meus filmes preferidos mas, como é uma história onde infinitos términos e recomeços são acompanhados por café e drinks, vale também conferir :)



5. Cinquenta tons de cinza 
 (Fifty Shades of Grey, 2015)
Dirigido por Sam Taylor-Johnson. Adaptação da obra de E. L. James.


Olha, se até em Cinquenta tons de cinza temos uma cena regada a hormônios e cafeína, não há dúvidas de que café, histórias e livros são mesmo uma combinação perfeita, não é? :)






E você, lembra de alguma história que se passa na companhia de um café ou em uma cafeteria? Compartilha com a gente :)




Referências:

Para uma história completa do Café, visite a página da ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café).

Páginas lindas sobre café, comidinhas e filmes:


6 comentários on "[Tag] Sobre Café e Filmes"
  1. Os 3 primeiros filmes fazem parte da minha lista de favoritos, cada um com sua peculiaridade. Adorei a correlação com o café, eu mais que ninguém sei que a vida só começa depois do café rsrs. E no momento, não me recordo de filmes que tenham alguma relação com o post, mas uma série me veio em mente só ao ler o título do post: Friends - impossível não ligar qualquer episódio da série a uma xícara de café.
    Adorei o post, bjos

    Regiane
    ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Regiane! Nossa, Friends é mesmo o cenário ideal destes encontros com cafeína :) Vale até um post só de café com seriados hein!
    Até lembrei de outros filmes com cenas de/em cafés, mas o difícil é encontrar tais cenas específicas no youutbe...
    Se lembrar de mais alguma referência bacana, só dizer <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O bom e velho "mensagem para você" com Tom Hanks e Meg Ryan.

    ResponderExcluir
  4. Oii Rebeca que legal seu post, falando em café eu adoro sair pra tomar um cafézinho, apesar de eu não ser fã de café eu gosto de ir a cafeterias é sempre muito bom pra botar o papo em dia né?? Rsrs

    Depois assista o vídeo ensinando a fazer o brigadeirão que vc gostou:
    https://www.youtube.com/watch?v=RP0Ne-3qh3Q

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  5. Café é o combustível que move os meus dias rsrsrsrs Amo café desde quando eu estava na barriga da minha mãe :) Amelie Poulain é o meu filme favorito :) Puro amooor <3

    ResponderExcluir
  6. Aiiii que post legal! E que filmes legais ♥
    E não há coisa melhor no mundo que um filminho bom e um copo de café ou chá quentinho pra acompanhar♥
    Um beijo,

    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir