quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os livros favoritos dos meus autores favoritos

Qual o seu livro favorito? Esta deve ter sido uma das perguntas que mais respondemos no mês de dezembro, não acham? E em meio a tantas retrospectivas nos blogs e Instagrams literários, bateu a curiosidade: quais lançamentos ou clássicos fizeram parte das listas de nossos autores favoritos?

Uma das retrospectivas que mais gostei foi a do Maurício Gomyde, compartilhada no site da Intrínseca também em dezembro:

Best of 2015

Quem em 2015 não se emocionou com Toda luz que não podemos ver, Jojo Moyes e Surpreendente!, não é mesmo? :)


Importante 1: Apesar de quase todos os próximos links desta postagem serem redirecionados para sites em inglês, creio que a falta de tradução não nos impedirá de apreciar as escolhas de nossos autores, afinal, nosso foco hoje é criar uma lista com listas de favoritos, e não especificamente compartilhar sinopses, certo? <3

Importante 2:  Como toda pesquisa made in Google rs, nem sempre as melhores fontes apresentarão o formato que gostaríamos. Então, além de destacar as listas de favoritos, achei interessante também manter o link para o site de origem. Afinal, faz parte da "profissão Leitor" o aprendizado constante, mesmo que este envolva um certo trabalho junto a dicionários, aplicativos e o nosso não muito querido Google Tradutor rs. Enfim, agradeço a compreensão de todos nessa hora <3 E caso você encontre estas informações em blogs já traduzidos para o português, melhor ainda!, compartilha os links com a gente também! <3

Vamos começar então? :)



O primeiro site que encontrei foi justamente um de Favoritos Literários! <3 Muito amor por este site onde não apenas os autores mas diversos famosos e personalidades compartilham suas leituras! Só pra ter uma ideia, é possível encontrar sugestões de leituras de Rick Riordan, Stephanie Perkins, Veronica Roth, Anne Rice, Markus Zusak, e claro, John Green, que foi praticamente o primeiro autor que li em 2015, por isso o destaque aqui no post :)


Favoritos John Green

E como Eleanor & Park foi uma de minhas melhores leituras de 2015, quis saber também quais os favoritos de Rainbow Rowell! E adivinhem só: Anna e o beijo francês, livro queridinho de muitos de nós, é um dos preferidos da autora!


Top 10 Rainbow Rowell
Aliás, encontrei no site Universo Fnac uma entrevista (em português!) com a Kiera Cass onde, curiosamente, Anna e o Beijo Francês é também citado como um young adult de referência! <3

No site da Isabela Freitas há também uma listinha com uma boa listas de favoritos, porém, não há links para os sites de origem. Com todo respeito, acho bem complicado isso de "o autor disse em entrevista". Qual entrevista, gente? Créditos são necessários, não importa se a referência veio de um site carioca, mexicano ou polonês, não acham? :)

Pra não ficarmos só no universo dos Romances, que tal conhecer os favoritos de George R.R. Martin?


George Martin

Se bem que até um autor de Romance como Nicholas Sparks pode ter uma bela coleção de livros fantásticos! No site Wral, Nicholas revelou que Stephen King é um de seus autores favoritos! Quem diria :)

Um post bem interessante também é o do Blog No meu mundo, que traz uma lista com todos os livros que o protagonista Pat Peoples, de O lado bom da vida, resolve ler para se aproximar do universo de Nikki, sua eterna paixão. E como Matthew Quick é um de meus autores favoritos da vida, não poderia deixar de citar os livros escolhidos neste enredo:


Adeus às armas, de Ernest Hemingway
A letra escarlate, de Nathaniel Hawthorne
A redoma de vidro, de Sylvia Plath
O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger
As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain

Conhece algumas das obras? :)


Pra terminar, uma curiosidade: Você sabia que até o Bill Gates tem um Blog Literário? Com direito a resenhas? E que ele também adorou Jogos Vorazes e The Rosie Project / O Projeto Rosie? rs

Gates Notes

Então é isso, pessoal! Quem encontrar links de favoritos e retrospectivas por aí, só colocar tag na gente ou compartilhar a referência lá nos comentários :)

7 comentários on "Os livros favoritos dos meus autores favoritos"
  1. Ahhhh dona Rebeca, você e seus posts super criativos e legais hein!
    A-D-O-R-E-I!!!

    Já quero saber os favoritos de todos os meus autores favoritos! Adorei os links também.
    AGORA: Se até a Rainha Rainbow Rowell ama Anna e o beijo francês, só tá faltando eu ler. MEU DEUSO. TENHO QUE LER ESSE LIVRO hahahhaha

    Um beeeeijo!
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa citação ao Nicholas Sparks é bem capciosa dona Rebeca hahahaha. Adorei o post gênia da mídia!!! Bjo, bjo!!! <3

    ResponderExcluir
  3. Eu li as Aventuras de Tom Sawyer, ele é amigo do Huckleberry Finn e a edição que eu li era lindissima de capa dura e com ilustrações:
    http://www.livrariadochain.com.br/produto/2380-aventuras-de-tom-sawyer,-as

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, a Rainbow fofa adora outro livro fofo! ^_^
    Jamais imaginaria o Sparks tão dramático, trágico e meloso sendo fã do Stephen King! Quem diria MESMO! Ahahahahah!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Adorei a coletânea que você reuniu e assim como você acho que o pessoal deve ser fiel e citar os créditos e origem do conteúdo ;)

    É tão bom saber o que os nossos autores favoritos andam lendo né?

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Rebeca!
    Que legal esse post, sempre fico curiosa para saber o que os autores leem.
    Parece que a Emma Watson (a Hermione!) está montando um clube do livro agora, mas nem cheguei a ler a matéria. Deve ser legal também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Minha primeira vez aqui e já estou maravilhada com a criatividade. Amei o post, agr basta criar coragem e ver os sites hahaha

    Beijos, Le

    refracaocultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir