sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[Novos Autores] Regiane Medeiros e o Dogma do Amor Moderno

Continuando a série de novos autores convidados, hoje conheceremos o trabalho da paulistana Regiane Medeiros, que além de escrever no Blog A menina que não para de ler também está finalizando a escrita de seu primeiro Romance <3 Às sextas-feiras, Regiane compartilhará crônicas de amor e melodia aqui no Blog. Esperamos que curtam estes Embalos de um blog em uma sexta à noite! :)



Dogma do amor moderno

Por algum motivo, ainda incompreensível para mim, existe um dogma nos relacionamentos entre homens e mulheres, pautando a maneira como definimos nossos sentimentos e atitudes dentro da relação, como se por definição, nós mulheres, fôssemos as sentimentais, as que se importam mais, as que se doam mais... Mas, será que é assim que funciona de verdade? Será que os relacionamentos são uma via de mão única?

Eu acredito que não, com base na forma como os homens se manifestam artisticamente, pois acho que seria muito problemático um compositor escrever uma letra tão forte quanto essa, sem sentir nada sobre o que está falando:

An' the deeper the love
(E quanto mais profundo o amor)
The stronger the emotion
(Mais forte a emoção)
An' the stronger the love
(E quanto mais forte o amor)
The deeper the devotion
(Mais profunda é a devoção)

The Deeper The Love, Whitesnake
Slip Of The Tongue, 1989

Da mesma forma, escritores de todos os tempos têm mostrado o seu conhecimento sobre relacionamentos e a dinâmica de encontros e desencontros. Podemos conferir isso na obra de vários deles, mas acho que o escritor/jornalista Caio Fernando Abreu conseguiu captar e transcrever de maneira tão fácil de entendermos em seus textos, que mesmo sua veia irônica não escapou de um olhar mais atento e sensível sobre relações, como podemos ver em um de seus escritos:

“Ele pode estar olhando as suas fotos. Neste exato momento. Porque não? Passou-se muito tempo. Detalhes se perderam. E daí? Pode ser que ele faça todas as coisas que você faz. Escondida. Sem deixar rastro nem pistas. Talvez ele faça aquela cara de dengoso e sinta saudade do quanto você gostava disso. Ou percorra trajetos que eram seus, na tentativa de não deixar que você se disperse das lembranças. As boas. Por escolha ou fatalidade, pouco importa, ele pode pensar em você. Todos os dias. E ainda assim preferir o silêncio. Ele pode reler seus bilhetes, procurar o seu cheiro em outros cheiros. Ele pode ouvir as suas músicas, procurar a sua voz em outras vozes. Quem nos faz falta acerta o coração como um vento súbito que entra pela janela aberta. Não há escape. Talvez ele perceba que você faz falta. E diferença”.

Diante de argumentos assim, como podemos pensar que somente nós, nos preocupamos com o que o outro pensa ou sente? Como podemos questionar-nos se nos dedicamos em vão? Talvez, ele não sinta o mesmo, é verdade. Talvez, ele não valorize o relacionamento que tem. Mas, talvez ele valorize mais do que você acha possível. Talvez, ele sinta até mais do que você espera ser capaz de despertar.

Enquanto você se pergunta se deve começar uma nova dieta, pode ser que ele vasculhe o perfil no Facebook em busca de fotos ou posts que pudessem dar-lhe a impressão errada sobre ele. Enquanto você se preocupa se deve ou não convidá-lo para um encontro, pode ser que ele se pergunte se você realmente está interessada ou se somente quer realmente manter as coisas entre vocês, no campo profissional, onde se conheceram.

Nós só iremos descobrir como tirar essas e outras dúvidas, quando aprendermos a sermos sinceros conosco e com o outro. Sem máscaras, sem jogos. Sem falsas expectativas, sem promover falsas esperanças. Apenas nosso eu, incerto, incompleto, em evolução.


Regiane Medeiros 


4 comentários on "[Novos Autores] Regiane Medeiros e o Dogma do Amor Moderno"
  1. Que lindo ver a Regiane por aqui!
    Vou sempre acompanhar as crônicas, e adorei essa <3

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Reb, querida! Só tenho a gradecer a confiança e o apoio, saiba que tem sido fundamental nesse momento de mudanças e tentativas de realização de sonhos. Fico muito feliz em compartilhar tudo isso com uma amiga tão leal. Que essa parceria cresça e floresça <3
    Beijo, beijo!!!
    *Ao Infinito e Além ;D

    ResponderExcluir