Livros para o Vestibular - Ateliê Editorial

by - 10:29:00

Para comemorar o Dia do Vestibulando, em 24 de maio, a Ateliê Editorial criou uma campanha especial com títulos que fazem parte da lista de alguns dos principais vestibulares do país, como Fuvest e Unicamp. Entre eles, livros da Coleção Clássicos Ateliê, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

José de Paula Ramos Jr., coordenador da Coleção Clássicos Ateliê, explica que os examinadores da USP e da Unicamp esperam que, antes de tudo, os candidatos tenham lido as obras da lista. “Todavia essas leituras serão questionadas, basicamente, por meio de duas vertentes: a da percepção crítica dos elementos estruturais dos textos – gênero, tema, narrador, personagens, tempo, espaço, ação e composição da ação (enredo ou trama), estilo (de época e autoral), efeitos de sentido produzidos pela linguagem (elementos de retórica como tropos e figuras) – e a interpretação desses elementos em relação a outras obras literárias, à história e à cultura.”

Outros livros da campanha, como Tropicália: Alegoria Alegria, de Celso Favaretto, e A Queda do Muro de Berlim e a Presentificação da História, de Flavia Bancher, tratam de temas comumente abordados nos vestibulares, como cultura e política. A leitura de obras que tratam de assuntos como artes, geopolítica e história é um recurso essencial para ter sucesso na prova, tanto nas questões objetivas quanto na redação, já que oferece aos estudantes informações que enriquecem o seu repertório.

Para ver a lista completa dos livros com desconto, acesse o site da Ateliê: http://www.atelie.com.br
Abaixo, uma seleção de conhecidos clássicos de nossa Literatura Brasileira:

Dom Casmurro - Machado de Assis
Ciúme, incertezas, ironias. No relato que o narrador-protagonista Bentinho faz da própria vida, o que o leitor encontra é um discurso ambíguo, a partir do qual nada pode concluir. A verdade estável que o personagem busca sobre seu grande amor, a falecida Capitu, jamais é alcançada. Esse traço narrativo é a marca registrada de Dom Casmurro, um dos romances brasileiros mais traduzidos para outros idiomas.

O Guarani - José de Alencar
Patriotismo idealista, linguagem eloquente e enredo de ações grandiosas caracterizam este romance, considerado o melhor exemplar do indianismo romântico. Publicada durante o Segundo Reinado, a obra é um marco na representação dos valores patriarcais da época. A ação, que se passa no início do século XVII, envolve Ceci, a filha de um desbravador português, e Peri, um índio goitacá. O texto de Alencar ganha, nesta edição, prefácio e notas de Eduardo Vieira Martins, professor da USP.

Lira dos Vinte Anos - Álvares de Azevedo
De um lado,a voz lírica de Álvares de Azevedo evoca e contempla imagens femininas,lembranças de família e objetos prosaicos. De outro, ela ganha um tom de paródia para ironizar os excessos do sentimentalismo romântico. Em Lira dos Vinte Anos, a reflexão intimista e o tédio existencial se unem para gerar uma das grandes obras do “mal do século”. Esta edição conta com ensaio introdutório, documentação iconográfica e elegantes ilustrações do artista plástico Ricardo Amadeo.
Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Quando este romance estreou, em 1915, nossa literatura oscilava entre o conservadorismo do século XIX e as inovações do XX. Nesse contexto, o personagem Policarpo Quaresma encarna o nacionalismo tardio, uma alegoria de Lima Barreto contra o idealismo romântico. O autor satiriza o presidente Floriano Peixoto e a burocracia estatal, que simbolizam o início da República – celebrada como progressista, mas estruturalmente arcaica.


Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site | Blog | Twitter | Facebook


E você, conhece algum dos títulos citados? Como foi sua experiência no vestibular com o conteúdo de Literatura Brasileira? Compartilha com a gente! :)

You May Also Like

0 comentários

Visitas