terça-feira, 9 de maio de 2017

Nutrindo seus sentidos - Laura Pires | Bicicleta Amarela / Editora Rocco


"O prazer é motivacional. Tornar os alimentos encantadores para nossos cinco sentidos e, ao mesmo tempo, conduzir a saúde e vitalidade, é o objetivo deste livro."

Poderia ser mais um livro de receitas, mas o trabalho de Laura Pires é fruto de um testemunho pessoal, de quem passou por complicações de saúde não-solucionados (e tampouco diagnosticados) por nossa medicina ocidental. Nestes momentos em que falha o conhecimento, voltamos a um estado 'primitivo' (porque afinal, queiramos ou não, há algo de inato e intangível no homem, e a busca pelo "si mesmo" é parte deste processo - senão o próprio processo), onde nos voltamos à sabedoria de gerações e povos que nos antecederam, e cuja herança ainda persiste.

Laura Pires tornou-se terapeuta ayurvédica, tendo encontrado na Índia "um caminho para a saúde plena e um direcionamento para a essência mais pura". A autora também ministra cursos e palestras sobre Ayurveda por todo o Brasil e busca "inspirar e ajudar outras pessoas a buscarem alternativas e meios  eficazes para uma vida mais saudável e equilibrada" (citações presentes na biografia da autora).

Em Nutrindo seus sentidos, a sabedoria ayurvédica e "a importância de se cuidar do espírito e da mente" são apresentadas nos capítulos Ao Encontro do Eu, Equilíbrio e O Resgate da Comida. O texto de Laura é bem didático, o que possibilita uma maior compreensão da cultura indiana, mesmo que não tenhamos contato anterior com este não-ocidente. Já o quarto e último capítulo é dedicado a receitas saudáveis (e, para alegria do leitor, ilustrado por imagens inspiradoras e lindas!), divididas em: Café da manhã, Almoço; Jantar; Masalas; Leites; Sucos e outras bebidas; Doces, lanches, mingaus; Geleias; Panquecas; Sopas; Arroz; Leguminosas; Legumes e Verduras; Massas; Molhos e Chutneys; Saladas e Pratos feitos.

Sim, é um livro que te deixa com fome. Tanto a espiritual quanto a gastronômica :) Vale conhecer!


"Retornar o interesse pelo preparo da própria comida. Reunir a família em torno de valores como alimentação natural, (...) não apenas no sentido gourmet do paladar ou da estética do prato, mas de algo que tenha real valor para o corpo e a mente, sem perder o sentido do prazer e do compartilhamento que existe no ato de se alimentar." (Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior, trecho do Prefácio)


Algumas receitinhas <3


Cookies de Cacau
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1/2 xícara de farinha de aveia
- 10 amêndoas picadas
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de café de cardamomo em pó
- 6 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1/4 de xícara de leite de amêndoas
- 1 colher de chá de óleo de coco
- 1 colher de sopa de uva-passa

Preparo: Misture todos os ingredientes e coloque a massa em uma forma untada com óleo de coco. Deixe assar por 20 minutos em forno preaquecido a 200ºC. Rende 10 cookies médios.


Doce de Banana
- 1 banana cortada longitudinalmente
- 2 colheres de sopa de coco fresco ralado
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de café de cardamomo em pó
- 1 colher de chá de óleo de coco

Preparo: Em uma frigideira, coloque o óleo de coco e a banana. Quando ela estiver bem dourada, desligue o fogo, adicione a canela, o coco, o cardamomo e sirva ainda morno. Rende 1 porção.



Nutrindo seus sentidos - Receitas Ayurvédicas para encontrar o equilíbrio

Sinopse; Depois de apresentar os princípios básicos da Ayurveda no bestseller O sabor da harmonia, Laura Pires volta a dividir com os leitores sua experiência com esse sistema de saúde e bem-estar milenar e os convida a descobrir novos hábitos e a levar mais cor, sabor, saúde e vida às refeições. Com cerca de 200 receitas, Nutrindo seus sentidos é um verdadeiro guia para alcançar um novo patamar de saúde e consciência, bem-estar e vitalidade, tomando por base essa ciência da vida.

Sabedoria milenar da vida longa e saudável, a medicina Ayurveda reconhece a importância de cada alimento, preparação, respiração, movimento, escolha e momento da vida. O termo vem do sânscrito: ayu, significa “vida”; veda, “conhecimento” ou “ciência”. Sistema de medicina tradicional e milenar da Índia, a Ayurveda é mais do que ciência, é também uma filosofia de vida, capaz de auxiliar o indivíduo a manter a saúde e tratar as doenças cuidando do corpo, espírito e mente.

De acordo com este sistema, cada pessoa é influenciada por três doshas: Vata, Pitta e Kapha. A maior intensidade de um ou outro acaba interferindo na maneira de agir, nos desequilíbrios que se manifestam, assim como regulam todas as funções do nosso organismo e auxiliam na respiração, circulação, batimentos cardíacos, entre outros.

Laura Pires propõe então um ciclo diário para pessoas regidas por cada um dos doshas. São rotinas de alimentação e práticas específicas para manter o equilíbrio e ajustar o que está fora de ordem. Adotar um novo ritmo de vida mais saudável, na maior parte das vezes, é um processo gradual que requer força de vontade e perseverança.

Na Ayurveda, substâncias artificiais são substituídas por ervas, folhas, frutas, legumes, raízes, cereais, que ocupam lugar de destaque na culinária e vida diária. Para a autora, todos nós somos constituídos de corpo-mente-espírito. Neste livro, Laura Pires consegue apresentar essa ciência milenar de forma acessível para todos, mostrando que é possível seguir uma vida mais saudável.


Be First to Post Comment !
Postar um comentário