[ Discoteca # 3 ] 5 Canais de Música no Youtube

by - 20:36:00


Discoteca é um projeto de trilhas sonoras, indicações de bandas e playlists. Nos posts #1 e #2, compartilhei algumas canções que acompanharam minhas leituras de All the bright places (Jennifer Niven) e Nós (David Nichols). Hoje, enquanto arrumava a estante, bateu aquele momento nostalgia (isto é, quando você para de arrumar a casa e começa a "pensar na vida" enquanto se perde - ou "se encontra"? - em cada detalhe e objeto das prateleiras, sabe rs), e comecei a escutar um pouco de rock nacional da década de 1980. Aliás, na foto, o primeiro disco do Capital Inicial, lançado em 1986, e que já estreou com hits inesquecíveis, como Música Urbana, Leve Desespero, Veraneio Vascaína e  Fátima. Enfim, um dia preciso compartilhar minha coleção de discos aqui no Blog, né :)

No post de hoje então, enquanto a conversa sobre meus discos não sai, aproveito pra indicar alguns canais dedicados a música que acompanho quase que diariamente. Espero que curtam a seleção! E se tiverem alguma sugestão, só compartilhar com a gente nos comentários!


Kazagastão (KZG)


O Kazagastão é um canal de Rock apresentado por Gastão Moreira (uma das figuras inaugurais da MTV brasileira) e Clemente Nascimento (um dos pioneiros do punk rock no Brasil). No início da década de 1990, Gastão fez história na emissora apresentando reportagens e conteúdo ligado ao rock e ao heavy metal, como os programas Gás Total e Fúria Metal.

Hoje, após o "fim do rock" na MTV, Gastão dedica seu trabalho e tempo ao Kazagastão, assim como a diversos programas de Rádio, como o Gasômetro, transmitido pela KISS Fm de São Paulo.



Alta Fidelidade


Apresentado pelo jornalista e escritor Luiz Felipe Carneiro, o Alta Fidelidade é um canal dedicado a todos os estilos musicais. Os vídeos são postados diariamente e as editorias são bem diversas: Top 5; Indicações de Álbuns e Shows; Notícias do mundo da música; e Conversa de Botequim, apresentado aos sábados e com a participação do músico Biofá.

Gosto desse canal porque sempre tive amigos fissurados em música, e até hoje a gente cultiva esse hábito de conversar por horas e horas a respeito de bandas e discos. Talvez você ache o canal meio "sem graça", mas a "graça" do Alta Fidelidade é ser assim informal e sem pretensões, como uma conversa entre amigos mesmo.


NPR Music


Os "Tiny Desk Concerts" fazem parte de um projeto da National Public Radio, uma emissora pública norte-americana que desde 2007 promove pequenos concertos (sempre neste cenário de uma loja de discos) e transmissões de shows em estádios e locais de maior audiência. Alguns artistas bacanas que já participaram do projeto: Adele, The Cranberries, Jacob Dylan, Peter Frampton. No vídeo acima, uma pequena apresentação da Tedeschi Trucks Band, uma banda de Blues-Rock, com uma pegada meio Country, formada em 2010 pelo casal Derek Trucks and Susan Tedeschi. Taí uma banda que passei a ouvir sem parar!


Sofar Sounds (Songs from a room)


Pra quem curte conhecer bandas dos gêneros indie e folk, o canal Sofar é excelente! Neste projeto, artistas são convidados a tocar para pequenas audiências, por vezes em uma atmosfera acústica, e também em ambientes informais, como uma sala de estar ou o terraço de uma casa. O Sofar é um projeto que começou em 2010 e ao longo dos anos já percorreu inúmeras cidades e países, inclusive o Brasil. Aqui no Rio de Janeiro, diversas bandas locais, tipicamente cariocas no som (isto é, de influências do samba e do instrumental brasileiro, da própria mpb e também do indie), já participaram do Sofar. Pra quem quiser conhecer uma dessas bandas cariocas do projeto, recomendo o The Outs, que faz um rock meio anos 60, meio Beatles com Oasis, bem bacana, vale conhecer!




Nossa última indicação é o canal do Sesc, que com certeza deixa todo apaixonado por música brasileira com uma invejinha gigante do pessoal de São Paulo! Porque aqui no Rio os Sescs dedicam-se mais ao teatro e às artes visuais, mas pelo pouco que conheci das unidades de SP, a programação cultural de lá é muito diversificada, e com uma grande estrada no circuito de shows instrumentais. No vídeo acima, o mais que recomendado trabalho do Ari Borger Quartet, que tem em seu repertório composições autorais e homenagens aos grandes nomes da história do Blues e do Jazz. Imperdível!



E já que começamos o post com uma nostalgia em vinil, que tal uma indicação de show do mestre do Blues B. B. King, o Live at The Apollo (1991), disponível apenas em fita VHS? (mentira, tem alguma coisa no Youtube sim, risos) :)


You May Also Like

1 comentários

  1. Maravilhosos!!!! No SESC além dos instrumentais é possível ver alguns artistas renomados e também nomes do circuito independente, sempre vale a pena curtir a gastronomia, que eu gosto bastante do que eles oferecem, ao som de música de qualidade.
    Bjo, bjo!
    <3

    ResponderExcluir

Visitas