navegar pelo menu
julho 19, 2018

Dica de leitura: Crônicas de Viagem - Cecília Meireles | Global Editora

 
Olá, Leitores! A Dica de Leitura de hoje é a de um box encantador publicado pela Global Editora <3 Crônicas de viagem é um conjunto de três livros (ou seja, mais de 700 páginas!) que reúne crônicas de Cecília Meireles publicadas na imprensa entre os anos 1940 e 1960. Neste diário de bordo, Cecília compartilha em prosa e crônicas suas impressões de viagens por diversas regiões do Brasil e países como México, Índia, Estados Unidos, Portugal. 

Uma obra cativante, repleta de afetos pessoais em meio a destinos coletivos. Imperdível!


"Esta cidade é cor-de-rosa porque os grandes edifícios, construídos de grés avermelhado, adquirem ao sol uma irradiação de aurora ou luminoso ocaso – e essa tonalidade, e o azul do céu, e os jardins verdes formam o cenário deslumbrante por onde passam, como em sonho, homens de turbantes multicores, mulheres de vaporosos sáris, crianças vestidas como ídolos, e essas carruagens que são a minha paixão, com uns cavalinhos quase alados, e que até parece que sorriem, todos enfeitados com penachos, colares, xailes e flores! (Ah! meus amigos, se tiverdes de reencarnar, e de vir – Deus vos proteja, mas quem sabe o que nos espera!… – de vir sob a forma de bicho, fazei o possível para serdes cavalinhos de Delhi! Tereis estes colares azuis, de contas grandes como ovos; tereis plumas encarnadas, cor-de-rosa e alaranjadas, no topete; arreios dourados, e flores nas orelhas… Tereis uma carruagem toda reluzente de negro, vermelho e ouro. E um cocheiro de turbante, que move o chicote por amor ao gesto, mas que não bate nunca… E tudo é como um bailado entre o céu e a terra, com belas moças recostadas, tintinantes de joias, que vão como nós para os lugares antigos, onde só se fala de Xá Jehan e de Aurang Zeb e do trono do pavão, que Nadir Xá roubou e levou para a Pérsia…)" (trecho de “O deslumbrante cenário”, volume II, pág. 57)

Sinopse: Ao longo de sua vida, Cecília Meireles percorreu inúmeros países, deslumbrando-se com lugares, pessoas e coisas e revelando sua cultura, inteligência e sensibilidade. Organizados por Leodegário A. de Azevedo Filho, crítico literário e ensaísta já falecido e um dos maiores conhecedores da obra em prosa de Cecília, os 3 volumes que integram esta caixa trazem crônicas da autora publicadas em diversos jornais nas quais ela tece suas impressões e reflexões por ocasião de suas passagens por países como Argentina, Uruguai, França, Itália, Portugal, Holanda, Índia e Israel, além de algumas regiões do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial