#TBT - O Pequeno Príncipe | Resenha por Jonatas T. B.

by - 13:31:00

- Eu posso levar-te mais longe que um navio, disse a serpente.
Ela enrolou-se na perninha do príncipe, como um bracelete de ouro:
Aquele que eu toco, eu o devolvo à terra de onde veio, continuou a serpente. Mas tu és puro. Tu vens de uma estrela ...
O pequeno príncipe não respondeu.
- Tenho pena de ti, tão fraco, nessa Terra de granito. Posso ajudar-te um dia, se tiveres muita saudade do teu planeta. Posso ...
- Oh! Eu compreendi muito bem, disse o pequeno príncipe. Mas por que falas sempre por enigmas?
Eu os resolvo todos, disse a serpente.
E calaram-se os dois.
 

Há pouco mais de um ano Rebeca me concedeu a oportunidade de escrever com toda liberdade resenhas a respeito de livros que de algum modo preencheram positivamente minha vida. Confesso nunca ter sido fã de resumir ou criticar ou descrever qualquer coisa de maneira objetiva feito resenhas, mas, como aqueles que acompanham Papel Papel há tempos já sabem, notei que havia algo de diferente nos textos do blog, uma qualidade especial na forma como se transmitia as ideias, algo que ia para além de aparente pessoalidade e autenticidade almejados por tantos outros. Algumas vezes acontecia de maneira sutil, outras explicitamente, mas era evidente, pois sempre me deparava com teor poético raro neste tipo de texto, o que me fez perceber não se tratar apenas de resenhas comuns, mas de pequenas peças que expressavam exatamente aquilo que uma obra de arte essencialmente pretende ao encontrar conosco: a beleza.

Isso me encorajou a escrever. Tudo que escrevi desde então foi tentativa de imitar e reproduzir o mesmo teor poético dos textos do Papel Papel. Uma das minhas maiores felicidades foi a resenha sobre O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. “Antoine de Saint-Exupéry retorna ao deserto”. Além de ser o texto que mais gosto, depois de tê-lo escrito, recebi um convite de Rodrigo Ferreira para participar no site Nerd Geek Feelings. Entre tantas pessoas talentosas, lá conheci um sujeito com voz de galã chamado Sérgio Silva. Ele é muito importante nesta história porque foi ele quem deu vida produzindo versões em áudio de uma resenha sobre a HQ Soppy (Phillippa Rice) e uma adaptação em HQ de Coração das trevas (Conrad). E é este sujeito com voz de galã que também deu vida ao texto “Antoine de Saint-Exupéry retorna ao deserto” que vocês poderão ouvir.



 Escute a versão narrada da resenha de O Pequeno Príncipe feita em parceria com o Vooozer
uma plataforma de áudio criada para dar voz a internet.
Aperte o play, escute o áudio e dê sua opinião nos comentários :)


De certo modo esta postagem é uma carta pública de agradecimento a todos que participam do Papel Papel (Bruno Fraga, Regiane, Rafa Vieira, Giselle Passos , Rebeca) e do Nerd Geek Feelings (Raquel Pinheiro, Midian Araújo, Mariane Kelczeski, Sofia Maia, Gustavo Almeida e Emanuel Victor, Rodrigo Farias, Sérgio Delduque, Tatiana Stefani, Luiz Alexandre Andrade). Espero que apreciem esta pequena confissão sobre as inúmeras experiências maravilhosas em nossa jornada pelo universo da literatura.

Um forte abraço a todos!
Jonatas

You May Also Like

0 comentários

Visitas